FVJ alcança 60% de aprovação de alunos que fizeram 2ª fase da OAB

01 de Dezembro de 2016

Prestes a concluir a primeira turma do Curso de Direito (iniciada em 2012), a Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), sediada no município de Aracati (CE), comemora o êxito de seus acadêmicos no XX e no XXI exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De 25 concludentes que fizeram as 2ªs fases nas duas primeiras provas realizadas em 2016, um total de 15 alunos já foram aprovados, equivalendo a 60%.

No XX exame, seis dos 13 alunos que fizeram a 2ª fase da prova foram aprovados. No XXI exame, obtiveram aprovação nove dos 17 estudantes que chegaram à segunda etapa. O número de acadêmicos de Direito da FVJ nas 2ªs fases dos dois referidos exames foi de apenas 25 (e não 30) porque, pelas regras da OAB, estudantes aprovados na 1ª fase e que não alcancem o perfil mínimo de aprovação da 2ª fase podem fazer novamente a 2ª fase, no exame seguinte, sem precisar se submeter às provas da 1ª etapa.

Dos 25 alunos que fizeram as provas de 2ª fase, doze optaram pelos testes específicos na área de Direito Penal, sete escolheram o Direito Civil, três preferiram o Direito do Trabalho e três o Direito Constitucional. Entre os doze alunos que optaram pelo Direito Penal, oito obtiveram aprovação. Já entre os sete que preferiram Direito Civil, quatro tiveram êxito. Já os três que escolheram Direito do Trabalho foram aprovados.

Segundo a coordenadora do Curso, professora Amanda Lima Gomes Pinheiro, o desempenho dos alunos é considerado excepcional. "Este resultado vem coroar um trabalho coletivo que envolve, além da disciplina e empenho de cada estudante, a colaboração e o incentivo dos diversos professores ao longo de todo a existência do curso", enfatiza.

O Curso de Direito da FVJ, que atende à comunidade jaguaribana e ao litoral leste do Ceará, formados por inúmeros municípios circunvizinhos ao Aracati, obteve em 2016 o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), conquistando inclusive nota 4 (numa escala de 0 a 5) já em sua primeira avaliação. A direção da FVJ ressalta que, entre os diversos fatores avaliados (como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura), o Curso de Direito obteve nota 5 em itens como acervo temático da biblioteca, perfil da coordenação do curso e instalações do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Um dado curioso e que merece destaque, conforme professora Amanda Pinheiro, é que sete dos 15 aprovados na 2ª fase da OAB são oriundos do Município de Jaguaruana. "Este dado revela uma importante presença quantitativa e qualitativa dos acadêmicos que, com muita determinação, vêm daquela Cidade, enfrentando obstáculos adicionais como viagens diárias pela estrada e custos de transporte, mas que, agora, celebram esta valiosa conquista", observa a coordenadora.

ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA FVJ APROVADOS NA OAB EM 2016

  1. Roberto Nogueira
  2. Moacir
  3. Jéssica
  4. Rafael
  5. Ana Cláudia
  6. Valber
  7. Kaio
  8. Cauê
  9. Aderson
  10. Rômulo
  11. Kathiane
  12. Priscila
  13. Débora Genilany
  14. Valney
  15. Flávio Nazareno

 

2ª Fase OAB - 2016

Realizaram 2ª Fase

 

Aprovados na 2ª Fase

12 - Direito Penal

12

 

08 - Direito Penal

8

07 - Direito Civil

7

 

04 - Direito Civil

4

03 - Direito do Trabalho

3

 

03 - Direito do Trabalho

3

03 - Direito Constitucional

3

 

03 - Direito Constitucional

0

Total

25

 

Total

15

 

Faculdade do Vale do Jaguaribe
Rodovia CE-040 Km 138 S/N, Bairro Aeroporto, CEP: 62800.000, Aracati - Ceará
CNPJ: 00.138.864/0001-74