Curso de Enfermagem realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada

Curso de Enfermagem realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada

19 de Outubro de 2017

 

Ontem (18) aconteceu a Cerimônia de Passagem da Lâmpada, evento realizado pelo curso de Enfermagem a fim de fortalecer nos acadêmicos, egressos e professores do curso a importância do trabalho do Enfermeiro, a partir de um momento simbólico em que a passagem da lâmpada significa a transmissão do conhecimento.

“Esse evento representa para Enfermagem o conhecimento. Então a passagem da lâmpada é exatamente isso, um aluno repassando para o outro, o seu conhecimento, o conhecimento adquirido em sala de aula, aquele que eles agora vão aplicar na prática. Geralmente essa solenidade acontece no 5º semestre, aonde os alunos vão começar a sua prática no campo de estágio propriamente dito. Aqui na faculdade nós fizemos com todas as turmas porque como é a nossa primeira vez, e então a gente decidiu abranger todos os alunos e colocar no aluno esse sentimento de pertence ao curso, de que esse conhecimento tem que continuar sendo procurado, mesmo depois que o aluno termina a faculdade. E que também ele precisa entender que essa chama não pode se apagar. Então a chama do conhecimento é traduzida através da lâmpada”, explicou Neuma Nogueira, coordenadora do curso.

 

 

Sobre a realização do evento, a aluna do 10° período e um das representantes da comissão organizadora, Érika Moreira, falou: “Esse evento na verdade já existe em muitas faculdades, só não tínhamos ainda realizado aqui e nós tivemos a oportunidade de realizar esse ano. O evento tem como principal simbologia passar conhecimento aos alunos que estão entrando agora no seu campo de estágio. Enquanto aluno, isso é incrivelmente maravilhoso porque nós deixamos de ser arte há muito tempo e passamos a nos tornar ciência. E como organizadora do evento, é um trabalho árduo, mas muito gratificante quando nós vemos os alunos e todos os que estão presentes nessa noite.”

“Essa reflexão que nós fizemos hoje com relação ao curso, e que é um evento de 10 anos de comemoração da existência deste aqui na faculdade, nada mais é do que reacender essa chama nos alunos que estão saindo e acendê-la nos alunos que estão chegando”, finalizou emocionada a coordenadora.

 

Galeria de fotos no nosso facebook.

Faculdade do Vale do Jaguaribe
Rodovia CE-040 Km 138 S/N, Bairro Aeroporto, CEP: 62800.000, Aracati - Ceará
CNPJ: 00.138.864/0001-74